O blogue Maravilhoso Mundo Canino está de volta com novos conteúdos.

Airedale Terrier

 Nos tempos de hoje existem associações internacionais que treinam e organizam provas de caça especialmente só para esta raça.



 A origem do Airedale Terrier é bastante relativa, mas apesar desta incerteza toda acredita-se que o Airedale tenha sido desenvolvido pelos ingleses no século XIX, com função de caçar grandes animais aquáticos, como por exemplo a lontra. Para essa função precisavam de um cão forte, ágil, com faro apurado e excelente nadador, tudo o que um Airedale tem.
 Para chegarem a criar Airedales, tiveram de cruzar diversas raças existentes na época, como por exemplo o English Black and Tan Terrier (actualmente extinto), Otterhound, Bull Terrier e Border Collie (estas duas ultimas raças referidas são apenas suspeitas).
  The Kennel Club só reconheceu a raça oficialmente em 1886.

   O Airedale é capaz inclusive de apontar a presa e recuperá-la após ter sido abatida pelo o caçador, o seu temperamento equilibrado e valente, fizeram que esta raça ganhasse popularidade em toda a Europa e Estados Unidos da América.

 O Presidente americano Warren Harding, presidente de 1921 a 1923, tinha um Airedale de que nunca se separava, tinha-o na Casa Branca. O actor John Wayne era amante desta raça, devido ao seu companheiro (Duke) onde partilhou a sua juventude.


 Devido a sua resistência física e capacidade de aprendizagem, o Airedale foi uma das primeiras raças a serem utilizadas pelas as policias de Inglaterra e Alemanha.         Durante as duas grandes guerras mundiais, muitos Airedales foram treinados pelos os exércitos para terem funções de mensageiros e na busca de salvamento de feridos em batalha.
 Em Portugal, talvez pelo o seu grande tamanho, são menos populares do que outras raças.


Personalidade
O Airedale Terrier possui uma personalidade equilibrada, costumam ser cães dóceis e bastante activos. Sempre dispostos para participar numa qualquer actividade e acompanhar sempre o seu dono. Sua fama de cavalheiro quando surgiu um comentário nos anos 20, quando se dizia "aquela pessoa é muito airedale".
It.Ch.Blackjack's AshGrove El Nino, "Vito", AshGrove Airedale & Wire Fox Terriers
Com as crianças são sempre delicados e suportam as brincadeiras mais brutas sem qualquer agressividade, mas como são cães de porte médio, as brincadeiras devem ser sempre supervisionadas.


Com o seu tamanho, a sua agilidade e ser corajoso, fazem dos Airedales óptimos cães de guarda, apesar de serem meigos com os donos. Não são cães de estarem sempre a ladrar.


O relacionamento dos Airedales com outros cães vai depender da parte do trabalho de sociabilização feito pelo o dono. Cães que foram mal sociabilizados tem tendência a serem agressivos com outros cães e não aceitam a presença de cães estranhos.


O Airedale Terrier que tem muita energia e que precisa de exercício constante. Pode mesmo morar em casas pequenas ou até em apartamentos desde que tenha muitos exercícios muito regulares, mas é sempre aconselhável morar numa casa com jardim.


Na classificação das raças de cães mais inteligentes, ocupa a 29ª posição em 133 raças pesquisadas.


O Cachorro

O cachorro nascem pretos com marcas castanhas que vão sempre aumentando até chegar a sua coloração definitiva, aproximadamente com 1 ano de idade. Se decidir cortar a cauda deve ser feita entre os 3 dias a 5 dias, na Europa é proibido cortar caudas em cães e em exposições os apreciadores de Airedales Terriers não admitem cortes de cauda nesta raça.
Assim como o Airedale adulto, em cachorro já é energético e deseja descobrir tudo o que lhe rodeia. Por isso é aconselhável que frequente escolas de obdiencia ou lhe ensine truques desde cedo, também é frequente distraírem-se no treino.
Não é o tipo ideal de cachorro para pessoas que não querem ou não tem tempo para educá-los ou que desejam ter um cão que pode ficar longe da família durante muito tempo.
Por terem descendências de cães caçadores faz com que estejam sempre a procura de algo para fazer, e quando não tem nada de útil para fazer podem inventar brincadeiras que podem não agradar o dono, como roer móveis, roubar roupas do estendal ou escavar enormes buracos no jardim.


Pelagem
 A pelagem do Airedale Terrier deve ser sempre castanha, com manto preto ou grisalho e o pelo deve ser áspero.
 O pelo nunca deve ser cortado com tesoura ou com máquina pois muda a tonalidade do pêlo. Cães que frequentem exposições caninas deve ter os seus pelos arrancado com uma faca apropriada, esse procedimento só deve ser utilizado por profissionais.


A escovação deve ser feita duas vezes por semana, para que os pêlos mortos sejam retirados. Normalmente não são cães que largam pêlo por todo o lado, a não ser na época de muda de pêlo, que ocorre mais ou menos duas vezes por ano.


Outro cuidado importante é em relação ao banho. Além de serem esporádicos, os Airedale devem ser muito bem secos após o banho para que não haja problemas de pele causados por fungos.


Problemas comuns á raça


Os Airedale Terriers são cães bastante resistentes e não tem problemas comuns á raça. Apesar disso deve se ter especial atenção para:


-Dermatites e Eczemas- normalmente causados pelo aparecimento de fungos.
-Displasia Coxo-Femural.
-Otite- causada por abafamento dos canais auditivos.





Video