O blogue Maravilhoso Mundo Canino está de volta com novos conteúdos.

Akita Inu


                                                                                                                 




   O Akita Inu tem uma origem desconhecida. Alguns historiadores afirmam que o Akita Inu surgiu no Japão e que a sua presença foi registrada há mais de 300 anos.


  O Akita Inu era usado como cão de luta, desporto muito popular desde a Idade Média. No século XIX, as lutas ainda eram muito frequentes no Japão, onde os cães eram chamados de Odate, nome da cidade onde se encontravam.


  Por volta de 1897,  os cães da cidade Tosa foram levados a cidade Akita.
  Mais tarde, o presidente da cidade Odate fundou em 1927, a (Akita-Inu Preservation Society). Nessa época as brigas de cães foram proibidas. 
  A paixão do povo japonês pela a raça Akita Inu é tanta que o governo do Japão nomeou a raça como riqueza e monumento nacional em 1931.
  O primeiro Akita Inu a ir para Estados Unidos foi levado em 1937 por Helen Keller que conheceu a raça ao visitar a cidade Akita.
  
A raça Akita Inu ficou popular após a II guerra mundial, quando muitos cães  Akita Inu arraçados de Pastor Alemão, foram levados para os Estados Unidos com função de cães de guarda.
  
Passados alguns anos o Japão recuperou o aspecto original da raça que havia sido perdida.
  
Ao tentar salvar a raça Akita Inu quase extinta, criou-se 2 tipos de Akitas com diferenças.


Os Americanos ao cruzarem Akitas Inus com Pastores Alemães, formaram grandes erros que ainda hoje podem surgir na criação da raça.


Penalidades:


- a cor malhada, exceto manchas brancas que podem ser toleradas mas a ausência delas é preferível.


- a máscara preta, considerada pelos os japoneses um símbolo falta autentacidade do Akita Inu, por indicar o seu cruzamento com o Pastor Alemão.





Cores: Sésamo, Branco, Tigrado, Vermelho. De preferência não malhado.
Máscara: Considerada como falta em exposições caninas.
Altura: Até 70 cm.
Estrutura: Moderada.
Focinho: Curto.
Orelhas: Curtas, estreitas e inclinadas para a frente.


   A raça Akita Inu é uma das raças mais populares, sendo o numero 11 na lista, a sua popularidade tem vindo sempre a aumentar. 






Personalidade





   O Akita Inu é um ótimo cão guarda, pois é silencioso, forte e inteligente e sempre leal. É um cão bastante dominante e precisa de limites impostos pelos os donos, sem usar a violençia.
   O Akita Inu não é um cão brincalhão, mas sabe conviver muito bem com os membros da sua familia.
    Não é do tipo que aceita mimos de estranhos, pois recusa-se a recebe-los.
   Convive bem com as crianças, desde que estas não sejam muito brutas nas brincadeiras, e de preferência que tenham sido criados juntos.
   O Akita Inu está na 54º posição do ranking da inteligência. Esta posição no ranking deve-se ao ser reservado com estranhos, por isso recomenda-se que o seu próprio dono invista algumas horas na educação no seu cão.


Cachorro




   O Akita Inu quando cachorro assemelha-se a um peluche. Com o seu temperamento dominante e independente, é conveniente iniciar desde cedo o treinamento de obediência.
   O Akita Inu são cães limpos e não tem dificuldade em aprender as regras básicas de higiene. Apesar de ser uma raça independente, preferem estar perto dos donos do que sozinhos no quintal. Os exercícios regulares são altamente recomendados para evitar que se transformem em cães destruidores.




Problemas comuns á raça


Os Akitas Inus  não possuem sensibilidade especial a doenças, mas podem vir a ter alguns problemas:


-Displasia do cotovelo 


-Entrópio: quando as pálpebras estão para dentro.


-Epilepsia.


-Atrofia Progressiva da Retina: degeneração das células da retina que pode levar a cegueira.


-Problemas de pele.





Preço: 400€ a 1100€.